Teatro

DEZEMBRO 2021

CINETEATRO |CASA MUNICIPAL DA CULTURA

Trata-se de uma semana na vida de um pianista que, estando encarcerado, privado da liberdade e do seu piano, será refém numa rebelião iminente. Ele vive num ritmo de contagem regressiva e as suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressas num diário que ele inicia numa segunda-feira e termina quando estoura a rebelião, num domingo.

O Núcleo Vinícius Piedade & CIA. é uma plataforma de criação artística dos espetáculos de Vinícius Piedade. Os espetáculos do Núcleo são resultado de pesquisa e desenvolvimento individual, porém, sempre contando com colaboradores fundamentais. A principal proposta dos espetáculos é aprofundar o mergulho na existência humana por meio de personagens em situações limites. Condensam na interpretação a mistura de diversos estilos teatrais, indo da improvisação livre aos movimentos inspirados na dança contemporânea, da comédia inconformada às partituras de mímica. Os trabalhos visam levar o público a navegar nas peças como co-autores da realização teatral. Na base dos projetos do Núcleo Vinícius Piedade & CIA. está a conceção de uma arte popular entendida como uma arte acessível a todos, sem procurar ser destinada a um público especifico. Os espetáculos do Núcleo já foram apresentados em diversos países.

Entrada: Normal: 5€; C/ Cartão Municipal: 2,5€


JULHO 2021

LARGO DA CÂMARA

O tempo passa. Estamos sozinhos. Nada acontece, nada muda, nada se permite. O sol nasce e as navalhas na garganta, não deixam as flores saírem. Os idiotas riem e os reis comem. Estamos presos. Já nada se sente. O corpo tem de aguentar. Somos criaturas maltratadas, estamos esmagados por dentro, e é por isso que alguns de nós gritam à noite.

Criação, direção e dramaturgia: Rui Pires; Cocriação e Interpretação: Edmilson Gomes, Helena Ribeiro, Mário Fonseca, Nina Schneider, Sara Cruz; Texto: Edmilson Gomes, Fiódor Dostoiévski, Helena Ribeiro, Mário Fonseca, Nina Schneider, Sara Cruz; Desenho de Luz: Pedro Fonseca / colectivo, ac; Edição Sonora: Nina Schneider; Cartaz: Mário Fonseca; Guarda-Roupa: TeatrUBI; Fotografia: Anna Petracca; Coprodução: TeatrUBI_ ASTA; Género: Cruzamentos artísticos; Idioma: Português; Classificação: M/12; Duração: 45 m