Exposições

JANEIRO | FEVEREIRO 2022

GALERIAS |CASA MUNICIPAL DA CULTURA

A exposição da nona edição do Concurso Transversalidades reúne os portfólios vencedores de uma seleção de fotografias submetidas por cerca de 1.000 concorrentes, provenientes de 78 países, num total de 4.505 imagens, organizada em torno de quatro núcleos temáticos: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização; Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social. A presente mostra faculta, assim, uma viagem por amplas e diversas geografias e permite ler e interpretar as paisagens naturais, económicas, sociais e culturais representativas de distintos contextos dos cinco continentes.
O projeto “Transversalidades – Fotografias Sem Fronteiras” teve início em 2011 com os objetivos de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições pessoas e instituições que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta.

Organização: Centro de Estudos Ibéricos da Guarda
Entrada livre

Horário:
De Segunda as sexta-feira das 10h às 18 horas


DEZEMBRO 2021


OUTUBRO / NOVEMBRO 2021

O reciclARTE é um projeto no âmbito do Programa Parcerias Para o Impacto desenvolvido pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social. Trata-se de uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social direcionada para a resolução de dois problemas sociais, a ausência de motivação e valorização da escola por parte dos adolescentes e a falta de uma cidadania ativa para a consciência social, em particular nas questões ligadas ao meio ambiente.

Entrada Livre

Horário:
De segunda a sexta-feira, das 10h às 18 horas
Domingos das 14 às 17:30 horas


Moldado pela ação do clima, cada estação do ano é diferente, mas é no inverno que enfrenta uma das ameaças ao equilíbrio do seu ecossistema: o aquecimento global.
Esta dualidade entre um local extremamente frágil e sujeito a diversas ameaças, que coloca em risco uma das maiores reservas de água doce do mundo, levou o autor a percorrer em hovercraft cerca de 300 km em cima do gelo ao longo do lago Baikal com temperaturas entre -15ºC a -30ºC, captando as formações naturais do gelo, a transparência, a luz, a profundidade, as texturas, em suma registando esses locais remotos que preenchem o seu imaginário como viajante.
Este projeto fotográfico pretende expor a beleza natural do lago Baikal, e em simultâneo a fragilidade desse ecossistema, contribuindo para a tomada de consciência sobre as ameaças que aquele lugar enfrenta.

Entrada Livre

Horário:
De segunda a sexta-feira, das 10h às 18 horas
Domingos das 14 às 17:30 horas


AGOSTO 2021


MAIO 2021

PINTURA / FOTOGRAFIA / ESCULTURA

GALERIAS |CASA MUNICIPAL DA CULTURA

Dia 7 maio | sexta-feira – 18:00 Horas

INAUGURAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES ARTIS_ XVII Festival de Artes de Seia

Inauguração das exposições coletivas de pintura, escultura e fotografia do Festival de Artes de Seia - ARTIS XVII. Organizado pela Associação de Arte e Imagem de Seia, com o apoio do Município de Seia, o festival decorre de 7 de Maio a 30 de Junho na Casa da Cultura e outros espaços, e que congrega um conjunto de atividades paralelas que vão decorrendo ao longo dos dois meses. Trata-se de um certame que se constitui como um contributo para a valorização da criação artística, nos domínios da pintura, escultura, fotografia, música e outras áreas criativas.

Entrada livre

Horário:
De segunda a sexta – das 10h às 18h e Domingos das 14h às 17:30h


DEZEMBRO 2020


OUTUBRO | NOVEMBRO 2020

GALERIAS |CASA MUNICIPAL DA CULTURA

O elevado número dos trabalhos, a diversidade de informação e a qualidade estética dos trabalhos submetidos à presente edição do Concurso (2019) aconselha que se dê o devido destaque a um conjunto de imagens representativas do amplo universo imagético em que se transformou o Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras.
Ao privilegiar as pessoas e os lugares, a mostra dá a devida visibilidade a dois núcleos estruturantes dum discurso expositivo que faculta uma viagem a recônditos territórios e paisagens naturais e humanas dispersas por diferentes continentes.

Iniciativa inserida na programação CineEco 2020
Parceria: Município de Seia e Município de Guarda / CEI

Horário: De segunda a sexta, das 10h às 18 horas e aos domingos das 14h às 17:30horas

Entrada livre