DEZEMBRO 2018 | JANEIRO 2019

EXPOSIÇÃO

GALERIAS | CASA MUNICIPAL DA CULTURA

De 7 | Dezembro | 2018 a 27 | Janeiro | 2019

EIS-ME AQUI - Exposição de Desenho de Adua Guerra Santos, com curadoria de Sérgio Reis

A exposição tem como principal objetivo apresentar Adua Guerra Santos e a sua obra recente, mostrando desenhos a grafite e carvão sobre papel e tela realizados entre 2015 e 2018.

A expressividade do desenho a grafite ou carvão, capaz de tornar grandiosa a simplicidade de meios, serve admiravelmente ao artista para partilhar o seu mundo místico, cruzando elementos simbolistas, formas minerais e orgânicas, sugerindo espaços opressores ou vislumbrando o infinito. A exposição surpreende ainda pela apresentação despojada das obras, que se dão a ver com a maior simplicidade.

Adua Guerra Santos nasceu em Lisboa em 1960. Estudou em Lisboa, na Escola António Arroio, na Academia Vetrinistica de Milão na Universidade de Lisboa e no Ar.Co, onde foi aluno do prof. Manuel Rodrigues e do pintor João Queiroz. Trabalhou vários anos em publicidade e, em 2001, dedicou-se ao desenho e à escrita, mais tarde com atelier na Avenida 211 - Coletivo de Artistas, Lisboa. Em 2012 publicou o seu primeiro romance, "Apolo".
Em 2015 realizou a exposição "se não perguntarem eu sei", na Capela do Monte, em Lisboa, a partir da leitura das Confissões de Santo Agostinho, e em 2016 a exposição "Glória", na Galeria Diferença, Lisboa, a partir da monumental obra de Hans Urs Von Balthazar, "Glória - uma Estética Teológica". Em 2017 mostrou estudos sobre diversos temas em "Grafite", na Galeria Giefarte, Lisboa, e expôs "Formas do Mistério" com Maria Gabriela Llansol, João Barrento e Maria Etelvina Santos, no MU.SA, em Sintra.
"Eis-me Aqui" traz-nos uma visão particular do mundo, a do artista, que se cruza com as realidades comuns para as iluminar, dar a ver, sugerir entendimento e compreensão.

Horário da Exposição:
De segunda a sexta-feira: das 10H às 18Horas
Domingos das 14:00H às 17:30 Horas

Entrada livre

SETEMBRO 2018

EXPOSIÇÃO

GALERIA | CASA MUNICIPAL DA CULTURA

EXPOSIÇÃO _ II CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE KARL MARX

"A comissão concelhia de Seia do PCP junta-se às comemorações do II centenário do nascimento de Karl Marx que decorrem durante o ano de 2018 por todo o país.
Karl Marx, nascido a 5 de maio de 1818, deixou-nos uma herança política e ideológica que resistiu, e continua a resistir, a todas as tentativas de apagar a sua importância.
Passados dois séculos, a atualidade do marxismo continua a inspirar a luta libertadora dos trabalhadores e de todos os povos do mundo e deixa-nos a responsabilidade do seu conhecimento e estudo."

Horário: De segunda a Sexta, das 10H às 18 Horas, até 5 de outubro


MAIO 2018

EXPOSIÇÕES_ARTIS 2018

GALERIAS | CASA MUNICIPAL DA CULTURA

Inauguração das exposições coletivas de pintura, escultura e fotografia do Festival de Artes de Seia - ARTIS XV. Organizado pela Associação de Arte e Imagem de Seia, com o apoio do Município de Seia, o festival decorre de 5 de Maio a 30 de Junho na Casa da Cultura e outros espaços, e que congrega um conjunto de atividades paralelas que vão decorrendo ao longo dos dois meses. Trata-se de um certame que se constitui como um contributo para a valorização da criação artística, nos domínios da pintura, escultura, fotografia, música e outras áreas criativas.


EXPOSIÇÕES_ARTIS 2018

PINTURA / ESCULTURA

GALERIAS | CASA MUNICIPAL DA CULTURA

Exposição coletiva de pintura e escultura realizada no âmbito do Festival de Artes de Seia - ARTIS XVI. Participam artistas locais e outros convidados, cruzando perspetivas e visões de temas da atualidade, com enfoque nos reflexos dos fenómenos da sociedade contemporânea, a que as artes procuram dar respostas e interrogações.
Apesar de se manter o tema livre, aos artistas foi também sugerido o tema "A Condição Humana", com contributos críticos e visões criativas sobre os desafios morais e sociais colocados ao ser humano pelo crescente desenvolvimento tecnológico na área da inteligência artificial, robótica, próteses e implantes de dispositivos e órgãos artificiais.

Entrada Livre

Horário:
De segunda a sexta - das 10 H às 18 Horas e Sábados Domingos das 14:30H às 17:30 Horas


EXPOSIÇÕES_ARTIS 2018

FOTOGRAFIA

FOYER DO CINETEATRO | CASA MUNICIPAL DA CULTURA

Exposição coletiva de fotografia, realizada no âmbito do Festival de Artes de Seia - ARTIS XVI. Apesar de se manter o tema livre, aos artistas foi também sugerido o tema "A Condição Humana", com contributos críticos e visões criativas sobre os desafios morais e sociais colocados ao ser humano pelo crescente desenvolvimento tecnológico na área da inteligência artificial, robótica, próteses e implantes de dispositivos e órgãos artificiais.

Entrada Livre

Horário:
Segunda a sexta das 10 às 18 Horas e nos horários das sessões de cinema


MARÇO 2018

EXPOSIÇÕES

CINETEATRO | CASA MUNICIPAL DA CULTURA

Existência e Convivências é o nome da exposição que assinala os 10 anos de atividades promovidas pela Galeria Paz de Espírito, em Seia, e designadamente as Jornadas do Conhecimento.

Assim, uma das actividades dessas comemorações será esta Exposição que retrata os 10 anos de existência da Galeria Paz de Espírito e que estará patente na Casa Municipal da Cultura de Seia.

Este é o arranque de várias iniciativas comemorativas que irão decorrer durante este ano de 2018.

Entrada livre

Horário da Exposição:
De segunda a sexta-feira: das 10H às 18Horas
Domingos das 14:30H às 17:30 Horas


JANEIRO 2018

EXPOSIÇÕES

GALERIAS | CASA MUNICIPAL DA CULTURA

De 6 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2018

MULHERES DE SABUGÁRIA, exposição fotográfica

Culminar do projecto "Mulheres de Sabugária", a exposição fotográfica patente nas Galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia apresenta em maior profundidade a obra, com o mesmo nome, editada em 2017, bem como uma antologia das actividades desenvolvidas na aldeia do Sabugueiro. "Mulheres de Sabugária", com coordenação de Alexandre Sampaio e Alicia Gómez, procurou contribuir para uma maior dinamização sociocultural e comunitária desta icónica aldeia da Serra da Estrela, sob vectores multidisciplinares e transversais aos âmbitos educativo, ambiental, cultural, turístico, de lazer, saúde e bem-estar da população.

topo