Dança

SETEMBRO 2021

Josefa Pereira (BR) é performer e coreógrafa. Atualmente baseada em Portugal, também vive entre pontes e parcerias com a sua cidade, São Paulo, onde se graduou em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP, BR) através do programa de bolsas PROUNI com habilitação em dança e performance, e em Amesterdão onde está concluir mestrado no programa DAS Choreography (AHK, NL) como bolseira pela Fundação Gulbenkian.

https://cargocollective.com/josefapereira/bio

Som: Ágatha Barbosa (a.k.a. Cigarra), DJ, produtora e label manager; Produção: Carolina Goulart. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (Niterói,RJ, Brasil). Produz trabalhos de artes cênicas desde 2008. Desde 2013, dedica-se principalmente a projetos de dança contemporânea trabalhando em parceria; Colaboradoras: Alina Ruiz Folini (Argentina) é artista, bailarina e pesquisadora; web / cargocollective.com/alinaruizfolini: Maura Grimaldi é nascida em São Paulo, mantém um trabalho como pesquisadora e artista, abordando assuntos relacionados à obsolescência, à arqueologia das mídias e aos dispositivos que nos remetem a experiências imersivas e contemplativas (panoramas, câmaras escuras, lanterna mágica, e outros aparatos óticos) para refletir sobre uma concepção ampla de imagem. Atualmente desenvolve um doutoramento na Universidade NOVA de Lisboa em parceria com a Freie Universistät em Berlim e a Universidade de São Paulo no Brasil; Natália Mendonça (BR) é artista criadora e intérprete em dança contemporânea. Baseada em Lisboa desde o início de 2020, participou do Pacap4 - Programa de Criação em Artes Permormativas, sob curadoria de João dos Santos Martins e coordenação do Fórum Dança.

Esta Residência Artística realiza-se no âmbito da FICHA TRIPLA, promovida por Produção d’Fusão, com o apoio do Município de Seia e Dgartes.

Dia 2 outubro _ 18h00 – Exercício aberto à comunidade


JULHO 2021

CINETEATRO |CASA MUNICIPAL DA CULTURA

“1001 Tapetes Pelo Ar” conta a história de um jovem rapaz que, embora viva de pequenos roubos numa cidade árabe, tem bom coração. Um dia, conhece e ajuda uma bela jovem, por quem se apaixona, sem saber que se trata da princesa.
Mais tarde, ao visitá-la no palácio, descobre a sua verdadeira identidade, mas é capturado, sendo convencido a partir em busca de uma lâmpada mágica, capaz de conceder três desejos a quem a detiver.
Retrata uma incrível aventura, repleta de magia e fantasia, que traz à superfície o melhor e o pior da natureza humana, mas onde acaba por triunfar a tolerância, o respeito pelas diferenças e o altruísmo.

Produção: VOZES EM ½ PONTA; Encenação e Adaptação: Vanessa Silva; Coreografia e Coordenação Artística: Vanessa Silva; Direção de Produção: José Muchata; Direção Musical: Prof.ª Ana Carina Reis; Figurinos: Teresa Francisco; Cenários: VOZES EM ½ PONTA; Elenco: Alunos da Academia de Espetáculos VOZES EM ½ PONTA e Alunos da Escola de Música ACR Music & Voices; Direção de Staff: Daniela Abreu; Dept. Criação: Vanessa Silva, José Muchata, Ana Carina Reis, Daniela Abreu, Lídia Muchata, Catarina Figueiredo, Tomás Silva, Constança Neves, Maria Muchata, Alessia Varão, Beatriz Cruz e Teresa Francisco; Dept. Produção: Fernando Muchata, Carlos Rente, Nelo Silva, Tiago Costa e Filipe Silva; Dept. Perucas & Co.: Cristina Tavares, Ana Costa, Conceição Pinto, Flor Correia, Francisca Cunha, Solange Silva e Raquel Pimenta; Parceiro Oficial: Escola de Música ACR Music & Voices; Parceiro de Media: VISOR – Soc. de Estúdios Fotográficos; Parceiro de Som e Luz: JC SOM; Parceiros Institucionais: Câmara Municipal de Seia e União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros

Preço: Gratuito| Classificação: M/3 | Duração: 75 minutos

Informa-se que a partir de segunda - feira dia 26 de julho, estão disponíveis os bilhetes na Casa da Cultura para o espetáculo 1001 TAPETES PELO AR, de Vozes em Meia Ponta, bastando para tal que os interessados se dirijam à Casa da Cultura de segunda a sexta-feira das 10h às 18h, ou reservarem através do email cultura@cm-seia.pt .

Serão realizados 4 espetáculos: dia 31 de julho às 16h00 e às 20h00 e dia 1 de agosto às 16h00 e às 20h00.
ESGOTADOS OS 4 ESPETÁCULOS

Informações:
Casa Municipal da Cultura de Seia
Av. Luís Vaz de Camões, 6270 - 484 SEIA
Tel. 238 310 293 / 230 | E-mail: cultura@cm-seia.pt


MAIO 2021

CINETEATRO |CASA MUNICIPAL DA CULTURA

SÍNCRONE é um projecto artístico que iniciou o seu trajecto em 2007. Baseado no conceito de Dança Inclusiva, este projecto aborda linguagens artísticas muito vastas, com destaque sobre a dança, a expressão corporal e a música. SÍNCRONE surgiu de uma vontade em comum, o desejo de dançar e movimentar o corpo. Rui Reisinho, como bailarino com paralisia cerebral, e Diana Azevedo, como bailarina e violinista, decidiram iniciar uma viagem pelo mundo da dança, percorrendo caminhos entre os movimentos involuntários que a vida leva o corpo a explorar. Baseado na exploração do espaço e da natureza orgânica dos diferentes corpos, neste projecto cabem conceitos vastos de expressão corporal, sem nenhuma linha directiva definida. Como outra forma de ser e de estar, estes dois bailarinos quiseram unir dois corpos diferentes, entrar nas suas próprias limitações e nas do outro, sentir o bater do coração e a respiração síncrona num só corpo e libertar-se do peso e da gravidade. O movimento é um só, sem limites!
Em 2021, este projecto apresenta o seu mais recente espectáculo: TRANSVERSAL. Neste espectáculo, dois bailarinos despertam a sensibilidade e a atenção do público para o movimento, sem barreiras corporais ou emocionais. Na dança encontram a sua forma de comunicar, na música a sua forma de libertar e no olhar a sua identificação. Com música de Diana Azevedo, Rui Reisinho e Diana Azevedo exprimem-se e comunicam através do corpo, num espectáculo para público de todas as idades. Duas máscaras num só olhar, dois corpos e uma cadeira de rodas e um corpo sobre uma bola, são alguns dos cenários que este espectáculo oferece. Do corpo surge a entrega e do olhar a emoção!

Criação - Colectiva; Interpretação - Diana Azevedo, Rui Reisinho; Sonoplastia e música - Diana Azevedo; Público-Alvo - Todos os Públicos.

Entrada Livre
e transmissão online no facebook do município de Seia